5 de abril de 2012

Workshop “Regiões Sustentáveis”

No passado dia 15 de Março decorreu no Auditório Municipal do Bombarral o Workshop “Regiões Sustentáveis”, no âmbito do Projeto ENNEREG.
Participaram no evento mais de 80 pessoas, entre as quais presidentes de municípios, membros do executivo e técnicos de diversos municípios e juntas de freguesias. O workshop contou também com a participação de entidades nacionais como a Associação Nacional de Municípios e a Rede Nacional de Agências de Energia.

Depois das boas vindas aos participantes dadas pelo Presidente da Câmara de Bombarral, pelo Representante da Oeste Sustentável e pelo Vice-Presidente da Oeste CIM, o primeiro painel apresentou os projetos cofinanciados pelo Programa Energia Inteligente Europa - Comunidades de Energia Sustentável - ENNEREG, ENESCOM e Come2Com. O papel destes projetos na promoção da adesão dos municípios ao Pacto dos Autarcas e a importância de incentivar os municípios depois a continuar e a apresentar os seus planos de ação para a energia sustentável foi debatido. Referiu-se o facto de alguns municípios não o fazerem, apesar da adesão.

No segundo painel foi discutido o papel das redes municipais e regionais na promoção da sustentabilidade energética. Discutiu-se a estratégia de adesão ao Pacto dos Autarcas de uma região que integre vários municípios em vez de cada município por si só, como forma de conjugar esforços para o sucesso desta iniciativa, na medida em que geralmente municípios vizinhos têm os mesmos problemas e muitas vezes as medidas a adotar são também semelhantes.
Discutiu-se a importância de coordenar as diferentes abordagens de todos os agentes que trabalham nesta área. Verifica-se que, por vezes, o trabalho é duplicado, pelo que é necessário haver uma maior eficiência na coordenação de esforços, estabelecendo parceiras e melhorando a ligação e a comunicação entre a administração central (ADENE e DGEG) e a administração local (RNAE, agências de energia, municípios).

No início da tarde, o terceiro painel apresentou alguns casos de sucesso na implementação de projetos de sustentabilidade energética a nível municipal e regional. Foi debatido o facto de muitos destes projetos serem economicamente viáveis, nomeadamente projetos de eficiência energética na iluminação pública, e de isso ter muita importância para as autoridades municipais no contexto atual.

No último painel do dia contou-se com uma intervenção em direto de Bruxelas por teleconferência, onde o Programa Energia Inteligente Europa foi apresentado como uma oportunidade para as autoridades locais realizarem projetos de energia sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário