27 de março de 2012

DECISORES, PROFISSIONAIS E ESPECIALISTAS DAS CIDADES REÚNEM-SE DE 12 A 14 DE ABRIL NA EXPONOR – FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO


A 8.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis reunirá em 2012 uma série de iniciativas formativas onde se debaterão os novos desafios, as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável das cidades.

Organizada pelo jornal arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e com o alto patrocínio do Governo de Portugal, a 8.ª edição da UrbaVerde ruma, pela primeira vez, ao norte do país, realizando-se de 12 a 14 de Abril na Exponor, Feira Internacional do Porto.

O evento, que conta com o apoio da ADENE e da CIN, dará a conhecer as novidades, experiências e soluções para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, através do já seu conhecido elenco de iniciativas formativas de excelência e da Exposição de produtos, serviços e tecnologias nas áreas dos Espaços Verdes, Desportivos e Golfe, do Equipamento Urbano, da Construção e Reabilitação, do Ar, Água, Resíduos e Energia.
O primeiro dia da 8.ª UrbaVerde será inaugurado pela ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que intervirá na sessão de abertura da 7.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas, este ano subordinada ao tema Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade.

Após a aprovação das alterações ao Novo Regime Jurídico da Reabilitação Urbana e do Arrendamento, no fechar do ano de 2011, esta é a oportunidade para se ficar a par das alterações trazidas por esta reforma, entre outras questões pertinentes.

Destaque para as intervenções de Pedro Couto de Almeida, Representante do Fundo Jessica em Portugal do Banco Europeu de Investimento que explicará Quem pode aceder e como?;
María Nieves Huerta, presidente da Sociedad Pública de Alquiller de Espanha, virá dar conta de como funciona o mercado do arrendamento em Espanha e de como ele é apoiado pela Administração Pública, no sentido de minimizar os riscos que lhe são associados.
Ashif Juma, Consultor Internacional na área da Construção e Imobiliário reflectirá sobre a Reabilitação poder ser Rentável e os Novos Modelos de Negócio associados à Reabilitação.

O Jantar das Cidades Sustentáveis encerra o dia 12 de Abril, uma oportunidade única de convívio e interacção entre os decisores e gestores do espaço público.
No dia 13 de Abril, o 3.º Encontro de AutarcasCidades de Futuro: comunidades inteligentes e conectadas, conferência de carácter internacional, apresentará as mais recentes e inovadoras abordagens às cidades inteligentes debatendo as soluções e novos desafios para o futuro das cidades.
A sessão de abertura será presidida por Pedro Afonso Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, sendo seguida por um painel sobre as Soluções Inteligentes nas Cidades de Hoje, moderado pelo Director do MIT Portugal, Paulo Ferrão. A conferência prossegue com a Gestão de Energia nas Cidades de Futuro, painel moderado  pelo Presidente da RNAE, Joaquim Borges Gouveia e que conta com a intervenção de Mark Ossel, Vice-Presidente da Echelon / Glintt Energy Partner com o tema “How to be Future Proof, Interoperability being the Key”.

O encontro contará ainda com os Casos de Sucesso Internacionais onde será revelada a The World Smart Capital Initiative, um projecto que começou em Amesterdão, Holanda, e que se prepara para se expandir a nível mundial com o objectivo de eleger a capital mais inteligente, e que será apresentado por Herman Van Bolhuis, mentor do projecto.
Para fechar o 3.º Encontro de Autarcas, uma mesa redonda dedicada ao “Pacto de Autarcas: Um Futuro Inteligente para as Cidades” que será o espaço para a apresentação de algumas estratégias que influenciam o desenvolvimento urbano das cidades em Portugal, contando com a participação de representantes de vários municípios, tais como Faro, Oeiras, Seia, Almada e Vila Nova de Gaia.
Para o dia 14 de Abril está reservada a maior novidade da 8.ª UrbaVerde: o 1.º Encontro Nacional de Estudantes e Jovens Profissionais do Espaço PúblicoFazer Mais com Menos, uma iniciativa inédita dedicada aos futuros profissionais do espaço público e que integra três intervenções de jovens, cujas candidaturas ao Call for Papers, foram as selecionadas.
“Trabalhar com o Espaço Público: Constrangimentos e Inovação”; “Do Projecto à Obra: Como Tornar Boas Ideias em Bons Negócios” e “Portugal lá fora: A Internacionalização dos Profissionais do Espaço Público” são as grandes temáticas deste encontro, moderadas por  Nuno Grande, Responsável pelo Pelouro da Cultura, OA-SRN,  Teresa Portela Marques, Professora, Faculdade de Ciências UP e Henrique Cayatte, Designer e Professor, respectivamente.

Este encontro já conta com diversos especialistas confirmados, tais como Nöel Van Dooren, Professor da Academia de Arquitectura da Universidade de Amsterdão com “Drawing Time: A Landscape Approach to Public Space” e Manuel Vieira Lopes, Autor e Coordenador do Projecto Casa em Movimento, Faculdade de Arquitectura, UP com “Casas em Movimento – Solar Decathlon 2012”.

Paralelamente às conferências e ao longo dos três dias da UrbaVerde, decorrerá o Ciclo de Workshops, que contará com uma parte formativa e outra prática, com visita de estudo.
Estas e outras novidades sobre a Feira das Cidades Sustentáveis estão no portal do jornal arquitecturas www.jornalarquitecturas.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário