4 de outubro de 2011

Conferência Europeia das Regiões sobre a Ação Climática



Conferência Europeia das Regiões sobre a Ação Climática
20-21 Outubro 2011
Lyon, França

Língua (s): EN - Inglês

Web Site do evento

Em 20-21 outubro de 2011, a região de Rhône-Alpes, nrg4SD e The Climate Group convidam as regiões europeias, as autoridades locais, empresas, ONGs e representantes da sociedade civil para participar numa conferência em Lyon.

O evento terá lugar no período que antecede a UNFCCC COP2 17 Durban, para fornecer um acompanhamento aos compromissos da Declaração de Cancun.

A conferência visa três objectivos:

Reunir recursos para aumentar o impacto das ações por meio da cooperação inter-regional.
Iniciar as ações tangíveis nas respectivas regiões, mostrando e compartilhando as melhores práticas.
Sublinhar a necessidade de as regiões - como partes interessadas nas negociações climáticas - falarem a uma só voz.

O primeiro dia vai permitir a partilha das melhores práticas e estratégias, a fim de melhorar o desempenho das regiões na adaptação às alterações climáticas e promover novas parcerias.

O segundo dia convida os decisores políticos a agir sobre os processos técnicos e estratégicos analisados ​​durante as oficinas e propor uma declaração política que será a base das negociações para a próxima reunião do clima, como a COP 17.

Dia 1

Workshop de Mobilidade Sustentável

Este workshop vai focar o papel dos transportes nas mudanças climáticas, analisando os aspectos de governação; estratégias dos governos locais; os impactos das ofertas técnicas sobre o comportamento dos utilizadores para reduzir o impacto sobre GEE (gases de efeito estufa).

Workshop de Solidariedade Internacional

Esta sessão tem como objetivo propor uma visão global das cooperações descentralizadas e a implementação de estratégias nas ações sobre as alterações climáticas entre as diferentes regiões; a especificar as novas cooperações a surgir sobre os impactos de GEE.

Workshop sobre Eficiência Energética e Reembolso

O objetivo deste workshop é de se concentrar na eficiência energética nas habitações existentes e no sector da construção e da estratégia das regiões neutras para o clima. O workshop irá também incluir uma análise dos mecanismos financeiros, tais como ESCO, contratos de desempenho energético, a força da capacidade de ação regional sobre esse aspecto-chave de impacto de GEE.

Um evento público focado na juventude e ação dos cidadãos sobre a acção do clima

Neste evento algumas escolas secundárias eco-responsáveis de Rhône-Alpes irão mostrar seus projetos em estratégias de eficiência energética para acompanhar o consumo de electricidade nas escolas, para sensibilizar, e agir por projetos multidimensionais que combinam aspectos técnicos, pedagógicos e artísticos.

Algumas iniciativas de participação dos cidadãos nas ações climáticas estão a ser listadas para se selecionar uma ou duas para serem apresentadas no final do Dia 1.

Dia 2

Na parte da manhã haverá uma sessão de redação final sobre a Declaração política. Esta segunda parte do evento visa consolidar numa só voz os esforços, resultados, expectativas e proposições dos governos locais envolvidos neste processo.

Esta declaração será o fruto das conclusões dos workshops, bem como a realização de uma agenda de reuniões preparatórias antes da conferência (que inclui ambas, referência para o compromisso acima - com o tempo de implementação - e as reivindicações políticas regionais).

Na parte da tarde haverá uma sessão plenária, com uma conferência de imprensa para fechar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário